terça-feira, 12 de maio de 2009

Magico de Oz, uma história para cada um e a história de todos nós...

Considerando que a identidade se forma nos primeiros anos de vida, buscaremos aqui entender os processos de desenvolvimento cognitivo e de inserção social por meio da vida escolar, identificando as principais atividades na Educação Infantil em busca da efetivação desse processo de forma tranqüila e harmoniosa.
Os fatores que influenciam no desenvolvimento da criança devem ser os mais variados, uma vez que a pessoa se constrói a partir das suas, mas também das vivências dos outros. Então, temos como fatores próprios da criança a inteligência, a motivação, a curiosidade, acompanhados de fatores sociais, históricos, culturais, afetivos, emocionais que compõem o meio no qual ela está inserida.
Família, professores, parentes e amigos, enfim, todas as pessoas que habitam o universo da criança devem procurar conhecer as formas de ajudar na condução do processo de inserção social e desenvolvimento individual destes pequenos que são mais emoção do que razão e precisam se firmar nas atitudes e exemplos que os adultos dão.
O clássico Mágico de Oz possibilita trabalhar de forma lúdica com esses aspectos, tornando este processo mais fácil e agradável para as crianças por tratar com uma linguagem simples muitas questões que habitam o universo infantil.
“ O mágico de Oz, uma história para cada um e a história de todos nós!”

Objetivos
Construção da identidade individual e do grupo
Desenvolver atitudes de cooperação compartilhando as suas vivencias pessoais com o grupo
Descobrir as descendências e a origem familiar de cada um
Trabalhar as diferenças
Trabalhar a afetividade e os sentimentos
Promover a interação com as famílias e a escola
Identificar os fenômenos da natureza
Identificar os diferentes tipos de moradias
Trabalhando a localização espacial e territorial
Ampliar as possibilidades de observação das crianças através do filme e de literaturas ligadas a ele.


Objetivos específicos
EU, MINHA FAMÍLIA, MEU GRUPO
Quem sou eu?
Quem é Dorothy?
Quem são meus amigos?
Quem são os amigos da Dorothy?
Quem são a família da Dorothy e quem são minha família?
Com quem moro?
Com quem ela mora?
AS MORADIAS
Quais são as diferenças entre a casa da Dorothy e a minha casa?
Cidade X Campo
AFETIVIDADE
Os animais de estimação
Observar a relação de Dorothy com seu cão Totó
FENÔMENOS NATURAIS
Os furacões
O Arco-Íris
DOROTH NO PAIS DAS ESMERALDAS
Onde fica? Será que existe?
Onde eu moro? Bairro, cidade, país...
Utilizando mapas
De onde veio meu sobrenome?
Qual a minha descendência?
De onde veio a Dorothy?
SENTIMENTOS
Encontrando o espantalho
Qual era o seu desejo? Por que?
Encontrando o Homem de Lata
Qual era seu desejo? Por que?
Encontrando o leão
Qual era o seu desejo? Por que?


Atividades
Registros através de diversas técnicas de pintura e desenho sobre a obra
Auto retrato
Atividades de movimento e observação corporal
Fabricação da arvore genealógica de cada um
Observação e registro dos diversos tipos de moradias
Visita a um sítio ou fazenda
Elaboração de uma planta baixa da casa de cada um através de fotografias e pesquisas
Utilização da horta
Adotar um peixe como animal de estimação do grupo
Pesquisas sobre os furacões e sobre o arco-íris
Atividades de experimentação sobre os fenômenos naturais
Visita a Epagri
Atividades culinária
Pesquisa sobre as descendências, suas tradições e costumes para compartilhar em sala
Fabricação dos sapatos mágicos de Dorothy
Fabricação de um espantalho
Fabricação de um homem de lata
Trabalhando a canção “ Minha boneca de lata”
Fabricação de máscaras de leão
Dramatizações teatrais
Atividades com sucata
Elaboração do “Livro dos tijolos amarelos” com a historia de cada um.
Jogos que possibilitem a cooperação e a interação do grupo

Nenhum comentário: